A empresa é do segmento de Confecção Feminina. O propósito da empresa é conseguir auxiliar mulheres a se apresentarem por fora o que eles sentem por dentro, através da maneira de se vestir.
A empresa tem o desejo de ser para as clientes um momento de transição. Uma experiência de compra que fará toda a diferença na vida delas.
O público alvo é: Mulheres que buscam elegância e sofisticação no vestir, assim como empoderamento, auto confiança, e que queiram exaltar a sua real personalidade atrás da maneira como se veste.
Mulheres que se preocupam com a mensagem que transmite ao mundo através de sua imagem pessoal.
Levando em consideração os propósitos da empresa, buscamos nomes que remetessem a mudança, transformação, refletir a sua essência, poder feminino… Assim, dos vários caminhos criativos que surgiram, escolhemos um que mais se enquadrou em todos os requisitos que estabelecemos.
Esse caminho criativo teve como inspiração principal a seguinte frase:
“A experiência com a marca deve ser vista como um momento de transição”
A partir desse contexto, chegamos a palavra “chave”, que pode representar:
virar a chave – mudança – transição
Pensando em países que originaram marcas famosas de moda e para deixar com um ar de “nome de boutique”, chegamos à versão dessa palavra em francês:
CLÉ
– “chave” em francês
É um nome curto, original, fácil de memorizar, de boa fonética e rodeada de conceitos.
Frases de inspiração para o branding: Virando a chave da maneira de se vestir.
O nome escolhido facilitou muito a questão de competir com outras empresas na busca da internet. Por não ser um nome comum, há disponibilidade de usuário e dominio por ótimos preços. A nossa sugestão é adotar o “vireCLÉ” em todas as campanhas de marketing, inclusive no domínio e nos nomes de usuário das redes sociais. Essa chamada representará um conceito de que CLÉ é uma forma de ser. Além de significar “vire a chave”.
A identidade visual da Clé foi elaborada para ser clean, elegante e moderna.
Buscamos representar o significado do nome “Clé” na marca, criando o formato de uma chave de maneira que o nome da empresa continue sendo legível.
As cores predominantes da identidade visual é o preto e o branco. São tons que se encaixam muito bem no segmento de moda, trazendo sofisticação e minimalismo. Inserimos uma cor secundária na identidade visual no tom cobre. Além de ser uma cor elegante e jovem, o cobre remete ao contexto da chave. O cobre pode ser explorado na identidade visual, não só através de elementos gráficos, mas também através de objetos nesse tom ao fotografar os produtos.
A tipografia utilizada nos itens de papelaria foi a Roboto Medium.
Projeto de Naming e Identidade visual da Clé, empresa de Confecção Feminina.