Já é possível avaliar os efeitos negativos da crise nos negócios de muitos administradores.

A preocupação com a situação atual atinge a todos. Em meio a essa instabilidade, muitos empresários ficam sem saber que tipo de atitudes podem tomar para conseguir superar a crise.

 

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas que podem ajudar o seu negócio.

 

1- Pesquise sobre novos mercados
Procure o auxílio de especialistas em marketing digital para conseguir medir interesses através de pesquisas em estatísticas diárias de consumo, identifique setores onde a crise está menos intensa e tente redirecionar seus produtos para esse mercado.

2 – Redirecione seus investimentos em marketing
As suas ações de marketing não dão retorno? Ou você não consegue medir os resultados? Não é hora de investir no escuro! Na dúvida, corte custos.
Redirecione sua verba de marketing para ações que possam ser medidas, como o marketing digital, por exemplo. Lembre-se que o marketing precisa de investimento pensando sempre em médio prazo. Portanto, não deixe para fazer as correções de rota na última hora.

3 – Tenha um site e invista nas redes sociais

Você participa de um curso que trará um grande diferencial para o seu negócio, investe em novos tipos de produtos, aposta no treinamento dos seus funcionários e seus clientes não sabem disso? É para isso que serve suas ferramentas de marketing digital… para divulgar seus serviços, seu conhecimento, o que você fez de novo, etc. Não deixe o avanço do seu negócio passar em branco… Crie um vínculo com seus clientes e construa uma imagem de comprometimento com a qualidade do seu serviço oferecido, através do site e das redes sociais.

 

4 – Invista em anúncios no Facebook e Adwords

Anúncios via Google AdWords te dão chance de aumentar as visitas do seu site através do uso de palavras-chave. Resumidamente, funciona assim: quando um usuário do Google faz uma pesquisa, ele recebe uma lista de resultados relevantes; a partir daí, esse usuário pode clicar em qualquer um dos itens que aparecerem. Os resultados anunciados estarão posicionados no topo da lista, o que aumenta a chance de eles receberem cliques.
O Facebook é excelente para fazer as pessoas conhecerem o seu negócio, falarem dele – gerando o famoso marketing boca a boca. Fazer marketing no Facebook hoje, é uma tendência mundial, com ele você pode acertar o seu público-alvo em cheio e interagir diretamente com ele, pois uma de suas maiores vantagens é o alto poder de segmentação. E mais, você defini o orçamento! Gasta quanto desejar e puder.

Vale lembrar que, para qualquer uma das modalidades de anúncio, ter um profissional especializado e uma equipe de marketing digital cuidando de tudo para você é muito mais seguro para o seu investimento!

 

5 – Crie novos formatos dos seus produtos atuais
Que tal criar alternativas mais viáveis para o momento? Talvez não seja uma boa hora para criar novos produtos, pois custam caro e levam tempo para se estabelecer.
Uma alternativa melhor pode ser usar os mesmos produtos com embalagens diferenciadas ou fazer venda casada de produtos com algum desconto ou brinde.

6 – Livre-se de qualquer produto duvidoso
É hora de apostar nos best-sellers e reduzir os altos custos para manter o estoque. Tirando alguns produtos de linha, sua empresa poderá fazer um caixa positivo para ganhar fôlego e investir em vendas para os produtos melhores.

 

Livre-se também de produtos com pouca margem. Deixe as apostas para o futuro e garanta sua lucratividade.

Por fim, é hora de se aproximar das vendas e do marketing, mesmo que sua paixão seja a criação. É fundamental entender o que está acontecendo e para qual caminho os seus negócios estão indo. Você não pode influenciar a crise, mas o rumo da sua empresa é sempre possível decidir.

Compartilhe