O mundo empresarial está cada vez mais competitivo. Assim, conseguir criar um vínculo e um espaço especial na memória e admiração dos clientes passou a ser uma tarefa super difícil, que requer muito planejamento, estratégia e investimentos em recursos que auxiliem nisso.

Um dos aspectos principais para alcançar esse posicionamento e alcançar o tão almejado destaque no mercado é possuir uma identidade visual.

Você sabe o que todas as marcas que já ganharam o seu coração tem em comum? Todas elas possuem uma identidade visual inconfundível e marcante, pois investiram pesado para possuir uma personalidade que conquistasse o seu público alvo.

 

Que empreendedor não quer ter uma empresa reconhecida pelo seu público alvo e bem apresentada no mercado? Por isso que toda empresa precisa de uma identidade visual.

Neste post iremos abordar alguns aspectos importantes sobre os benefícios, a forma de elaboração e os cuidados que se deve ter com uma identidade visual. Boa leitura!

O que é e o que a compõe uma identidade visual?

A caracterização do negócio é composta por elementos que representam visualmente e fazem referência às propostas da empresa, instituição ou serviço, despertando sensações no consumidor.
Esse conjunto de elementos costuma ter como base uma marca, que traz a referência simbólica corporativa e costuma ser a base para a definição de outros elementos associados a "personalidade" da empresa. Soma-se aqui cores e tipografias institucionais usadas para estabelecer personalidade à marca. Essas características definidas para a empresa vão ter aplicações específicas para os diversos itens que uma empresa precisa ter, como o site, papelaria, inclusive no marketing impresso e digital.

Para que o conceito da identidade visual não se desvie, mantendo um padrão nas diversas formas em que ela será aplicada, é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual. Por isso, é recomendável a aquisição do manual de identidade visual, o que deve ser feito logo após a etapa criativa.

O que deve ser a base de uma identidade visual?

O processo de criação é minucioso e rodeado de inúmeros critérios. Por isso, a equipe da Hypelikes sempre envia um brienfing para os parceiros para coletar algumas informações que são indispensáveis.

Diversos fatores estão envolvidos na metodologia da criação, merecendo destaque:

A história ou ideais da empresa

Os concorrentes da empresa

As características do público alvo

O tom de voz definido

O posicionamento no mercado (atual e idealizado)

Missão, Visão e Valores da empresa

Quando uma empresa é lançada no mercado, é fundamental definir, por exemplo, missão, visão, valores, tipo de produtos a serem oferecidos e o público de interesse. Tem empresas que estão há anos no mercado e não determinaram essas características da empresa, que nada mais é do que a etapa de branding. Esse processo é fundamental para a elaboração de uma boa identidade visual.

Uma identidade visual bem feita requer cuidados específicos

Por mais que possa parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual pode ser bem complicado. A falta de conhecimento de regras básicas de design pode levar a elaboração inadequada dos elementos que compõe a identidade visual.

  •  Cores que não se adequam ao segmento.
  • Símbolos que não são facilmente aplicáveis nas medias social.
  •  Papelaria que não atende às necessidades da empresa.
  • Grid inadequado.
  • Falta de informações essenciais e pouca representatividade.
  •  Design que não atinge às características do público alvo

Tom de voz que não corresponde à imagem que a empresa quer construir.

Esses são alguns dos problemas que fazem com que a imagem da empresa não transmita o valor de seus produtos e serviços de maneira adequada. Por isso, é importante ser minucioso e meticuloso com a identidade visual que uma empresa terá.

Depois de desenvolvidos, os elementos visuais passam a ser a estrutura da identidade do negócio. Por isso, a Hypelikes se preocupa em agregar valor a cada projetos de identidade visual desenvolvido.

Sua empresa já tem uma identidade visual bem elaborada? Converse conosco e solicite uma consultoria.

Compartilhe